Seul comemora resolução da ONU para julgar crimes da Coreia do Norte

Fonte: Wikinotícias

Coreia do Sul • 19 de novembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Coreia do Sul comemorou hoje (19) a aprovação pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) de uma resolução que apela ao Tribunal Penal Internacional que julgue as autoridades da Coreia do Norte por "crimes contra a humanidade". "Apoiamos plenamente a resolução ", afirmou um representante do Ministério da Unificação.

A Coreia do Sul "cooperará ativamente com a comunidade internacional para melhorar a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte", disse. A resolução da ONU foi aprovada nesta terça-feira (18) com 111 votos a favor, 19 contra e 55 abstenções. O embaixador da Coreia do Norte junto à ONU, Sin So Ho, disse que o projeto de resolução proposto pela União Europeia e pelo Japão padecia de "uma falta de confiança, de suspeita e de confrontação que nada têm que ver com os verdadeiros direitos humanos".

A resolução adota o texto elaborado pela comissão encarregada de se pronunciar sobre as violações aos direitos humanos baseado em relatório de 400 páginas da ONU divulgado em fevereiro, que concluiu, após uma longa investigação, que a Coreia do Norte cometeu violações dos direitos humanos "sem paralelo no mundo contemporâneo".

Durante um ano, os investigadores recolheram testemunhos de exilados norte-coreanos e documentaram a existência de uma vasta rede de campos de prisioneiros onde se encontravam encarceradas até 12 mil pessoas, bem como casos de tortura, execuções sumárias e violações. A responsabilidade de todos estes abusos dos direitos humanos encontra-se no mais alto nível do Estado, segundo a investigação liderada pelo juiz australiano Michael Kirby, que concluiu que as violações se assemelham a crimes contra a humanidade.

Fontes