Separatistas não conseguem impedir ônibus de cruzar a Cachemira
10 de abril de 2005
Dia 7 de abril um ônibus conseguiu cruzar a região em disputa da Cachemira, entre a Índia e o Paquistão, apesar de ter sido atacado no início da viagem. Supostamente separatistas islâmicos lançaram granadas na direção do ônibus depois que ele partiu da estação em Srinagar. Contudo, o veículo resistiu ao ataque e pôde continuar a viagem.
Apesar de os passageiros do ônibus terem escapados ilesos, o ataque feriu quatro outras pessoas, inclusive um policial. As autoridades indianas também localizaram e neutralizaram pelo menos um dispositivo explosivo colocado ao longo do itinerário do ônibus.
O serviço de transporte oferecido pelo ônibus, é o primeiro da sua espécie em quase 60 anos. Ele transportou caxemiros paquistaneses e indianos através da região em conflito, e passou pela linha de cessar fogo entre a Índia e Paquistão, chamada Linha de Controle. As viagens de ônibus, que ocorrem entre Srinagar e Muzaffarabad, são vistas como um passo importante para fomentar as relações pacíficas crescentes entre a Índia e o Paquistão.
Os dois países contém armas nucleares e disputam a região da Cachemira há mais de 50 anos.
Fontes
- Y.P. Rajesh and Tahir Ikram. Rebels fail to stop Kashmir's 'caravan of peace' [inativa] — Reuters, April 7, 2005. Página visitada em 8 de abril de 2005
. Arquivada em 9 de abril de 2005
- Kashmir buses make historic trip — BBC News, April 7, 2005
- Mukhtar Ahmad and Suhasini Haidar. Kashmir 'peace bus' attacked [inativa] — CNN, April 7, 2005. Página visitada em 8 de abril de 2005
. Arquivada em 7 de abril de 2005