Senador assume a presidência da YPFB

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

13 de março de 2008

O senador boliviano Santos Ramírez assumiu ontem (12) de forma interina a presidência da estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB). Senador do partido de esquerda do governo, Santos Ramírez substituiu Guillermo Aruquipa, alvo de investigações de nepotismo e irregularidades administrativas. Com discurso de mudança, ele prometeu “aprofundar a nacionalização, reestruturar e relançar a empresa prejudicada por 20 anos de modelo neoliberal”.

No discurso de posse, Ramírez, que é o quinto presidente da YFPB nos últimos dois anos, numerou alguns desafios de sua gestão. Disse que a empresa precisa garantir o abastecimento interno e cuidar dos compromissos assumidos com Brasil e Argentina. A Bolívia tem compromisso de exportação com o Brasil de mais de 30 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, com destino a São Paulo, e outros 2,2 milhões para a geração de energia em Cuiabá.

Segundo informações da Agência Boliviana de Informação (ABI), o novo responsável pela estatal afirmou ainda que o presidente Evo Morales vai lançar na próxima semana um pacote para relançar a petrolífera no mercado.


Fontes