Senador Pedro Simon faz um apelo para que Lula fale à Nação

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 12 de agosto de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O senador brasileiro Pedro Simon (PMDB-RS) falou nesta sexta-feira (12) pela manhã no plenário do Senado Federal brasileiro e fez um dramático apelo ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele fale hoje à nação brasileira. O senador disse que Lula precisa ter coragem de dar uma resposta, falar claro, reconhecer publicamente os erros que por ventura tenha cometido e mostrar o que pretende fazer daqui para a frente.

O senador alertou que caso Lula não tome uma atitude por iniciativa própria ele provavelmente será convocado a depor perante uma CPI, "sem a liberdade e o respeito que atualmente possui". Simon disse:

Vossa Excelência, Presidente Lula, precisa dar uma resposta, tem que falar claro, tem que convocar a nação. E é hoje, porque segunda-feira, com o depoimento do senhor Duda Mendonça a CPI tomará outro rumo. Começará a buscar outras investigações. E já tem pessoas falando no outro destino.

Segundo Simon o depoimento do publicitário Duda Mendonça foi o primeiro comprometido com a verdade a ser realizado numa comissão parlamentar de inquérito. Para o senador o depoimento de Duda, ao qual se referiu como "dia D da crise", dará nova dimensão às CPIs", pois os anteriores eram "hipócritas e sem responsabilidade com a coisa pública". Simon disse que muitos dos convocados a depor nas CPIs ultimamente vinham a mentir "deslavadamente". O senador elogiou o comportamento do publicitário, que chegou a admitir a própria culpa em algumas irregularidades.

Ele destacou que foi extremamente grave a revelação feita por Duda sobre contas no exterior, usadas até para pagar contas da campanha política do PT à presidência do Brasil, em 2002 . "Queiramos ou não queiramos, a crise atingiu o Presidente Lula", comentou.

Pedro Simon condenou os argumentos dados por algumas pessoas e pelo Presidente da República de querer vincular à crise a um suposto "golpe das elites". O senador disse que a nasceu dentro do próprio governo.

Simon disse que inicialmente estranhou o depoimento do deputado Roberto Jefferson (PTB) ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, pelo fato de Jefferson não ter apresentado nenhuma prova material para suas denúncias, a não ser seu próprio testemunho. Simon afirmou que esperava ver o depoimento de Jefferson ser desmentido rapidamente nos dias seguintes, contudo: para a surpresa da nação o que foi dito foi, ponto por ponto, provado que era verdade. Tudo aquilo que ele disse, o governo se encarregou de mostrar a verdade, afirmou o senador.


Ver também

Áudio

(video) Senador Simon clama para que Lula fale à Nação (link externo)

Discurso do senador brasileiro Pedro Simon (PMDB-RS) feito às 09h22. Aparteante: Rodolpho Tourinho (PFL-BA). (RadioAgência Senado - 19:47s).

Fontes