Senado aprova reajuste para o Judiciário
7 de novembro de 2018
O Senado aprovou hoje o projeto de lei que concede reajuste de 16,38 por cento ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao procurador-geral da República.
O projeto aprovado por 41 votos a 16 pode desencadear o chamado efeito cascata em todo o Judiciário, já que os vencimentos dos ministros servem de referência como teto para demais salários de servidores público. A proposta implicará gasto adicional total de 4 bilhões de reais em 2019 aos cofres públicos, devido ao reajuste em cascata dos salários em decorrência do aumento para os ministros do Supremo.
O reajuste altera o subsídio dos 11 integrantes do STF e da atual chefe do Ministério Público Federal, Raquel Dodge, de R$ 33,7 mil para R$ 39 mil e provoca um efeito cascata sobre os funcionários do Judiciário, abrindo caminho também para um possível aumento dos vencimentos dos parlamentares e do presidente da República.
A proposta relativa aos membros do STF teve 41 votos favoráveis, 16 contra, e uma abstenção, após os senadores aprovarem, na tarde de ontem (6), a inclusão do texto na Ordem do Dia de hoje. Já o projeto do salário do procurador-geral da República foi aprovado de forma simbólica pelo plenário.
- ((pt)) Paulo Victor Chagas. Senado aprova reajuste para o Judiciário — Agência Brasil, 7 de novembro de 2018, às 20h:02min
Esta página está arquivada e não é mais editável. |