Seis soldados colombianos morrem em confronto com dissidentes das FARC

Fonte: Wikinotícias

6 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um confronto na manhã desta terça-feira entre militares colombianos e integrantes das FARC deixou pelo menos seis soldados mortos no departamento de Cauca, no sudoeste da Colômbia.

Um comunicado do Exército disse que foi uma emboscada "às 2h55 da manhã, quando os fardados dormiam". "Uma patrulha recebeu rajadas de fuzis e granadas, matando os seis soldados e deixando mais seis feridos e sete desaparecidos", acrescenta a nota.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, lamentou a morte dos soldados e anunciou no Twitter um "Conselho de Segurança Extraordinário para revisar a situação da ordem pública no departamento de Cauca. A paz é o bem supremo da Nação”.

Segundo o comunicado militar, os responsáveis ​​diretos pelo ataque seriam uma facção dissidente das FARC que atua naquela região do país.

Este mesmo grupo armado atacou no domingo passado o povoado de Argelia, Cauca, onde também morreram três militares: Andrés Aguilar, Dubán Alfonso de Oro e Hair Domínguez Narváez, informa o documento.

Petro insistiu que as operações militares não pararão enquanto não houver vontade real de negociar por parte dos dissidentes das FARC.

Os soldados que morreram no ataque foram identificados como Yan Rodríguez, Yerson Magnian, Jhonatan Ordoñez, Armando Vélez, Alexander Portocarrero e John Isaac.

O Exército anunciou que lançou uma operação militar para procurar os sete militares que continuam desaparecidos após a emboscada.

Fontes