Secretaria da Mulher realiza ato em memória de Marielle Franco

Fonte: Wikinotícias

13 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Marielle Franco em agosto de 2016

A Secretaria da Mulher realiza, na próxima segunda-feira (15), debate com o tema "Violência Política de Gênero" e ato em memória de Marielle Franco, vereadora no Rio de Janeiro assassinada em 2018.

O debate será mediado pelas deputadas Sâmia Bomfim (Psol-SP), 2ª Coordenadora-adjunta da bancada feminina, e Erika Kokay (PT-DF), e contará com as seguintes convidadas: a senadora Zenaide Maia, presidente da Comissão Mista de Combate à Violência contra as Mulheres; a gerente de Projetos de Governança e Participação Política da Onu Mulheres, Ana Cláudia Pereira; a assessora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Polianna Pereira dos Santos; a cientista social Jackeline Silva, da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB).

De acordo com as deputadas da Secretaria da Mulher, o debate é importante porque a violência limita a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.

Marielle Franco

O ato marca o terceiro aniversário da morte da vereadora do Psol, assassinada em 14 de março de 2018, junto de seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes. A autoria do crime não foi descoberta até hoje. O assassinato motivou reações nacionais e internacionais e a organização de diversos protestos em todo mundo.

Marielle Franco foi agraciada, in memoriam, pela Secretaria da Mulher da Câmara, com a Medalha Mietta Santiago — premiação concedida às pessoas ou entidades que se destacaram em iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres — e pelo Congresso Nacional com o Diploma Bertha Lutz.

Fontes