Saltar para o conteúdo

Secretários de Estado e da Defesa dos Estados Unidos esperados na Ucrânia, diz presidente ucraniano

Fonte: Wikinotícias

24 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky disse que vai pedir aos Estados Unidos armas mais poderosas quando o secretário de Estado, Antony Blinken e o secretário de Defesa Lloyd Austin vistarem ainda hoje a Ucrânia.

Tanto a Casa Branca como o departamento de Estado recuaram-se a comentar as deslocações que serão as visitas de mais alto nível por parte de entidades americanas desde que a Rússia invadiu o país.

Entidades ucranianas disseram que a Ucrânia vai pedir a Washington mais armas incluindo sistemas de defesa anti-míssil, sistemas de defesa anti-aéreos, tanques e carros blindados

Hoje a Igreja Ortodoxa assinala o dia da Páscoa e o presidente Zelensky num discurso visivelmente emocionado na Catedral de Santa Sofia em Kiev disse que o país irá ultrapassar os “tempos de escuridão” que atravessa.

A Páscoa, disse o presidente ucraniano, “dá-nos esperança e crença inabalável que a luz vai derrotar a escuridão, o bem vai derrotar o mal, a vida vai derrotar a morte e por isso a Ucrânia trinunfará”.

A guerra está agora centrada no leste do país onde a Rússia tenta consolidar ganhos no sul e aumentar ganhos territoriais na região de Donbas.

Forças russas continuaram a bombardear alvos através da zona e cortaram os fornecimentos de gás a cerca de 5.500 pessoas em Luhannsk quando um bombardeamento atingiu um gaseoduto provocando um incêndio numa sub estação eléctrica.

A Rússia disse que os seus mísseis atingiram oito alvos militares incluindo na cidade portuária de Odesa.

O presidente ucraniano disse que oito pessoas, incluindo um bebê de três meses foi foram mortos neste ataque.

O presidente da Turquia Recep Tayip Erdoğan falou hoje pelo telefone com o presidente Zelensky repetindo a sua vontade de ajudar nas negociações entre a Ucrânia e Rússia.

O Secretário-geral da ONU António Guterres vai deslocar-se a Ancara na próxima semana viajando depois para Moscovo para conversações com o presidente Vladimir Putin e depois para Kiev para conversações com Zelensky.

Fonte