Secretário de Estado dos EUA se reúne com primeiro-ministro vietnamita

Fonte: Wikinotícias

15 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A visita ao Vietnã faz parte da campanha do governo Biden para conter a crescente influência da China na região. Em Hanói, Blinken se encontrou com o primeiro-ministro vietnamita Phạm Minh Chính.

Os EUA estão construindo uma embaixada de US$ 1,2 bilhão em Hanói, o que deve demonstrar o compromisso dos EUA em melhorar as relações com o parceiro comercial do Sudeste Asiático.

No entanto, o Vietnã precisa manter um equilíbrio delicado. Ele não quer entrar em conflito com seu poderoso vizinho, a China, enquanto busca desenvolver seu relacionamento com os Estados Unidos.

A visita de Blinken ao Vietnã ocorre apenas duas semanas após o 50º aniversário da retirada das tropas americanas do Vietnã pela administração do ex-presidente dos EUA Richard Nixon, marcando o fim da Guerra do Vietnã.

Blinken disse aos repórteres que a segurança é um dos principais componentes do relacionamento dos dois países. Ele observou o crescimento da cooperação nessa área no contexto da conclusão da entrega do terceiro barco naval dos EUA para apoiar a guarda costeira do Vietnã.

Washington e as empresas de defesa dos EUA disseram abertamente que querem aumentar seus suprimentos militares para o Vietnã, que até agora se limitaram em grande parte a navios da Guarda Costeira e aeronaves de treinamento.

A visita de Blinken fazia parte de uma estratégia mais ampla dos EUA no Sudeste Asiático para construir uma coalizão para combater a China e conter qualquer ação potencial de Pequim contra Taiwan. Muitos países da região não querem incomodar seu vizinho gigante, que não é apenas uma potência militar, mas também um importante parceiro comercial e fonte de investimento para eles.

Fontes