Secretário de Estado dos EUA conversa com presidente do Peru

Fonte: Wikinotícias

19 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo dos EUA instou as autoridades peruanas a redobrar seus esforços em prol da estabilidade democrática em meio à agitação política após a detenção do ex-presidente Pedro Castillo.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse em comunicado à imprensa ontem (18) que o secretário de Estado Antony Blincoln teve uma conversa com a recém-nomeada presidente peruana Dina Boluarte.

Durante o diálogo, Blincoln recomendou que as instituições peruanas e a sociedade civil redobrassem seus esforços para as reformas necessárias e a estabilidade democrática, disse Price.

O ministro Blincoln também disse: “Os Estados Unidos esperam trabalhar em estreita colaboração com a presidente Boluarte em objetivos e valores comuns relacionados à democracia, direitos humanos, segurança, anticorrupção e prosperidade econômica”.

Em meio a isso, a presidente Boluarte anunciou à mídia local ontem (18) que pretende substituir o primeiro-ministro como parte de uma reorganização ministerial.

A Reuters analisou que a reorganização segue a renúncia dos ministros da educação e cultura após os recentes protestos.

O governo peruano declarou estado de emergência nacional no dia 14, depois que protestos recentes deixaram pelo menos 18 mortos.

Fontes