Scott Dixon vence as 500 milhas de Indianápolis
26 de maio de 2008
O neozelandês Scott Dixon venceu neste domingo a 92ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial. A segunda colocação ficou com o brasileiro Vitor Meira, seguido pelo americano Marco Andretti e do também brasileiro Helio Castroneves.
Um dos favoritos, o brasileiro Tony Kanaan, que chegou a liderar a prova, abandonou depois de bater na 106ª volta como conseqüência de uma disputa com seu companheiro de equipe Marco Andretti, quando estava na liderança. Já o também brasileiro Vitor Meira sai com a sensação de vitória, por ter feito uma corrida estratégica e protagonizado um dos melhores momentos da prova: a ultrapassagem por Ed Carpenter e Scott Dixon na relargada da volta 157, passando pelo meio dos dois pilotos em plena reta dos boxes para assumir a liderança. Mas, a poucas voltas do final, acabou sendo ultrapassado nos boxes. Nesta mesma janela de pits, a estado-unidense Danica Patrick foi abalroada por Ryan Briscoe na saída dos boxes e teve que abandonar. Furiosa, ela quis tirar satisfação na hora e foi impedida por um segurança, protagonizando uma das cenas mais aplaudidas pelo público da Indianapolis Motor Speedway.
Um dos homenageados da prova foi o brasileiro Emerson Fittipaldi, vencedor em duas oportunidades, que dirigiu o pace car durante a prova.
Fontes
- Dixon vence 500 milhas de Indianápolis, e Meira chega em segundo — Folha Online, 25 de maio de 2008
- Milton Pazzi Jr.. Dixon confirma favoritismo e vence 500 milhas de Indianápolis [inativa] — O Estado de São Paulo, 25 de maio de 2008. Página visitada em 26 de maio de 2008
. Arquivada em 28 de maio de 2008 - AFP. Neozelandês Dixon ganha as 500 milhas de Indianápolis — Google, 25 de maio de 2008