STJ define nomeação de dois novos ministros
Brasil • 10 de outubro de 2007
O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) se reúne, dia 10 de outubro de 2007, às 17h30, para decidir sobre os nomes que integrarão a lista quádrupla com os indicados para duas das atuais vagas na Corte. No momento, o STJ tem três vagas em aberto decorrentes das aposentadorias dos ministros Antônio de Pádua Ribeiro e Sebastião de Oliveira Castro Filho, e da transferência do ministro Carlos Alberto Direito para o Supremo Tribunal Federal.
Na reunião, o Pleno vai definir a lista para o preenchimento das vagas antes ocupadas pelos ministros Carlos Alberto Menezes Direito e Castro Filho, porque ambos são provenientes dos Tribunais de Justiça estaduais (TJs). Posteriormente, será realizada reunião para definir a lista dos indicados para a vaga deixada pelo ministro Pádua Ribeiro. No total, foram encaminhados 176 nomes de desembargadores, provenientes de todos os estados da Federação.
A composição do STJ é formada por um terço de magistrados oriundos dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), um terço de desembargadores dos TJs e um terço, em partes iguais, de advogados e de membros dos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Distrito Federal, alternadamente. Os concorrentes às vagas devem ter mais de 35 anos e menos de 65.
Fontes
- Coordenadoria de Editoria e Imprensa STJ. STJ define, amanhã, indicados para as vagas dos ministros Menezes Direito e Castro Filho [inativa] — Superior Tribunal de Justiça, 10 de outubro de 2007. Página visitada em 10 de outubro de 2007
. Arquivada em 11 de outubro de 2007