Síndrome pós-COVID-19 em crianças é distinta da síndrome de Kawasaki

Fonte: Wikinotícias

20 de agosto de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A síndrome inflamatória multissistêmica (MIS-C) em crianças com coronavírus é uma doença separada e difere da síndrome de Kawasaki, com a qual foi associada anteriormente, decorrente de um artigo científico britânico.

“Mudanças nas células imunológicas que observamos indicam que MIS-C é provavelmente um distúrbio imunopatológico separado associado a uma doença mais grave de SARS-CoV-2 em crianças soropositivas”, afirma a nova pesquisa.

Durante o estudo, os cientistas estudaram o histórico médico de 25 crianças de 7 a 14 anos que sofreram uma forma grave de coronavírus de abril a maio. Após a recuperação, eles desenvolveram a síndrome pós-COVID-19, semelhante em sintomas à síndrome de Kawasaki.

A síndrome de Kawasaki é caracterizada por conjuntivite, inflamação da membrana mucosa da boca e lábios, erupção cutânea e aumento dos gânglios linfáticos cervicais. No entanto, os cientistas descobriram que apenas dois pacientes apresentaram esses sintomas. O resto mostrou sinais atípicos para a síndrome de Kawasaki, incluindo distúrbios gastrointestinais e problemas cardíacos. Além disso, as mudanças na composição do sangue das crianças e no nível de atividade de várias células do sistema imunológico também não eram características.

O número de casos de coronavírus no mundo ultrapassou 22,1 milhões. Mais de 781 mil pessoas morreram, 14 milhões se recuperaram.

Fontes