Rubiales pede demissão
11 de setembro de 2023
O presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF - Real Federación Española de Fútbol), Luis Rubiales, comunicou ontem sua demissão com presidente da entidade. "Não posso voltar ao cargo", disse, após ser alvo de vários processos, adicionando que "poderes" impediriam sua volta.
Há cerca de três semanas ele havia sido afastado temporariamente do cargo pela FIFA e há cerca de 10 dias sua mãe havia feito uma greve de fome para defendê-lo contra uma "campanha mentirosa", tendo sido depois levada a um hospital.
Rubiales se envolveu numa polêmica por ter beijado à força a jogadora Jenni Hermoso durante a premiação da Copa do Mundo Feminina 2023 e após a rápida ação da FIFA disse que não pediria demissão porque o beijo havia sido "consentido".
A ação de Rubiales foi amplamente criticada, inclusive pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. Segundo relatos da imprensa local, Jenni chegou a ser pressionada a afirmar que o beijo foi um "gesto de carinho", no entanto, em nota, ela ressaltou que não houve consentimento exigindo "medidas exemplares".
Segundo a FIFA, os eventos "podem constituir violações do artigo 13, parágrafos 1 e 2 do Código Disciplinar" da entidade.
Notícias Relacionadas
- Mãe de Rubiales inicia greve de fome na igreja para defendê-lo
- Rubiales pedirá demissão, apontam veículos de imprensa
Fontes
- ((es)) Luis Rubiales dimite — El País, 10 de setembro de 2023
- ((pt)) Presidente da Federação Espanhola de Futebol renuncia ao cargo após beijo forçado em jogadora — G1, 10 de setembro de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |