Roteiristas de cinema e televisão dos EUA iniciam greve

Fonte: Wikinotícias

3 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O sindicato que representa os roteiristas de cinema e televisão dos EUA colocou seus membros em greve na terça-feira depois de não conseguir chegar a um acordo com estúdios e produtoras sobre um novo contrato de trabalho.

O Writers Guild of America anunciou na segunda-feira que seus 11.500 membros largariam suas canetas e desligariam seus computadores à meia-noite, horário de Los Angeles, quando seu contrato atual expirar.

O sindicato tem negociado para aumento de salário e garantias de emprego mais fortes, à medida que mais e mais séries são exibidas em plataformas de “streaming” na internet.

Em um comunicado anunciando a greve, a WGA disse que grandes estúdios como Walt Disney e Netflix “criaram uma economia” dentro “de uma força de trabalho sindicalizada”, uma referência à tendência crescente de pessoas assumindo empregos freelancers em vez de empregos permanentes em tempo integral.

As plataformas de streaming de televisão transformaram a indústria do entretenimento nos últimos anos, oferecendo mais oportunidades para escritores, mas com menos remuneração em programas que exibem menos episódios por temporada do que as redes de transmissão tradicionais.

A inteligência artificial é outro problema para os membros do WGA. O sindicato quer impedir que os estúdios usem IA para criar roteiros baseados no trabalho anterior dos roteiristas. Também não quer que os escritores sejam solicitados a trabalhar em scripts gerados por IA.

A greve é ​​a primeira do WGA em 15 anos. A última paralisação começou no final de 2007 e se estendeu por 100 dias no ano seguinte, custando à economia da Califórnia cerca de US$ 2,1 bilhões.

Fontes