Risco de epidemia de Xangai diminui

Fonte: Wikinotícias

30 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Xangai disse na sexta-feira que até 12,38 milhões de habitantes de Xangai, quase metade da população do centro financeiro chinês, estão agora em áreas de baixo risco, o que significa que podem deixar suas casas.

Xangai bloqueou toda a cidade no início deste mês em um esforço para combater o maior surto de coronavírus da China, mesmo quando suspendeu cautelosamente algumas restrições em áreas residenciais que não tiveram um único caso positivo por duas semanas.

Xangai divide cada unidade habitacional em três níveis de risco, designando áreas sem casos confirmados de COVID-19 por 14 dias como zonas de baixo risco, permitindo que os moradores saiam para atividades “apropriadas.”

Em 29 de abril, o número de pessoas vivendo em “áreas fechadas e controladas” de alto risco sob as medidas mais rígidas de bloqueio era de 5,27 milhões, uma queda de 6,6 milhões em relação ao último ajuste em 20 de abril.

“O número de pessoas nas áreas fechadas e controladas caiu significativamente”, disse Zhao Dandan, vice-diretor da Comissão Municipal de Saúde de Xangai, em entrevista coletiva.

O governo de Xangai disse que 52 pessoas morreram da infecção pelo novo coronavírus no dia 28, um aumento de 47 em relação ao dia anterior. A idade média deles era de 84 anos.

O governo de Xangai disse que houve 9.545 novas infecções assintomáticas na quinta-feira, ante 9.330 no dia anterior, e 5.487 novas infecções sintomáticas, ante 1.292 no dia anterior.

O coronavírus surgiu pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan no final de 2019 e, nos dois anos seguintes, as autoridades chinesas conseguiram conter em grande parte o surto por meio de bloqueios e proibições de viagens.

Mas este ano, a variante Omicron de rápida disseminação representou um enorme desafio para a política de "zerar" da China.

Fontes