Rick Santorum vence a primária do Kansas

Fonte: Wikinotícias
Rick Santorum em Iowa em janeiro de 2012.

Kansas, Estados Unidos • 11 de março de 2012

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Rick Santorum venceu nas primárias do Partido Republicano no Kansas. Esta vitória dá-lhe um total de 33 delegados para a Convenção Nacional Republicana em 2012, que decide quem será o candidato do partido que irá enfrentar contra Barack Obama nas eleições presidenciais de Novembro de 2012. O candidato Mitt Romney ganhou três territórios norte-americanos: as ilhas Marianas do Norte, Virgens Americanas e Guam.

Com esta vitória Santorum eleva o número de estados em que venceu em 8, enquanto Romney ganhou em 14 (excluindo os territórios). O ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, lidera o caminho para a nomeação do Partido Republicano, pois tem 385 delegados à Convenção Nacional Republicana, um candidato precisa de 1144 delegados para ganhar a nomeação para o partido da maioria. Rick Santorum tem 130 delegados, Newt Gingrich tem 110 e Ron Paul 23.

Em Kansas, ganhou o ex-senador Rick Santorum de Pensilvânia. Santorum recebeu 51,2% do voto popular, enquanto Romney recebeu os 20,9%, Gingrich os 14,4% e Paul os 12,6%. Santorum foi votado por 15.290 pessoas e Romney foi votado por 6.250 pessoas. A margem de vitória para Santorum foi prevista, mas ainda tem uma margem significativa, já que ganhou mais votos do que todos os outros candidatos somados. Santorum ganhou em cada condato,[nota 1] exceto o condato de Lane.

Resultados eleitorais por condado em Kansas
Verde: Rick Santorum
Laranja: Mitt Romney
Preto: nestes condados ninguém votou

Nas Ilhas Marianas do Norte, Romney ganhou claramente, com 87,3% dos votos. Menos de 1.000 pessoas votaram e não parte dos candidatos vencedores receberam, cada um menos de 60 votos. Romney leva cada um dos nove representantes do território.

Nas Ilhas Virgens Americanas, Romney venceu por 34,4%. Com menos de 500 eleitores, Paul perdeu o território de apenas 20 votos e terminou em segundo. Romney ganha sete delegados à Convenção Nacional Republicana, enquanto Paul só um.

Romney também ganhou lá em Guam, desta vez com exatamente 100% dos votos. As 215 pessoas que vieram para votar, todos votaram a favor do ex-governador de Massachusetts. Consequentemente Romney teve com cada um dos nove delegados de Guam.

As próximas primárias do Partido Republicano serão em Alabama, Havaí e Mississippi. Além disso para o território primária em Samoa Americana. Este conjunto de primárias serão realizadas em 13 de março.

O candidato da Geórgia, Newt Gingrich foi recentemente criticado por votar em Rick Santorum que disse que abandona a sua carreira presidencial e ajudar Santorum na vitória para não deixar o não-tão-conservador Mitt Romney. Gingrich disse na ocasião que vai deixar a corrida presidencial se suas vitórias em Alabama e Mississippi na terça-feira e vão para Tampa, onde a convenção terá lugar/acontecerá em Agosto.

Por outro lado, o texano Ron Paul, disse que não abandonará de sua corrida presidencial, embora nenhum dos candidatos não ganhou um Estado. Como na primária republicana para a eleição presidencial de 2008 campanha em que foi durante a corrida, mas não venceu em nenhum estado.

Nota[editar | editar código-fonte]

  1. Condados são a segunda sub-divisão estado-unidense (depois dos 50 Estados e depedências). É equivalente ao municípios brasileiros e portugueses.

Fontes[editar | editar código-fonte]