Rick Santorum vence a primária do Kansas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rick Santorum em Iowa em janeiro de 2012.
Wikinews Election 2012.svg
Wikinews Election 2012.png

11 de março de 2012

Kansas, Estados UnidosRick Santorum venceu nas primárias do Partido Republicano no Kansas. Esta vitória dá-lhe um total de 33 delegados para a Convenção Nacional Republicana em 2012, que decide quem será o candidato do partido que irá enfrentar contra Barack Obama nas eleições presidenciais de Novembro de 2012. O candidato Mitt Romney ganhou três territórios norte-americanos: as ilhas Marianas do Norte, Virgens Americanas e Guam.

Com esta vitória Santorum eleva o número de estados em que venceu em 8, enquanto Romney ganhou em 14 (excluindo os territórios). O ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, lidera o caminho para a nomeação do Partido Republicano, pois tem 385 delegados à Convenção Nacional Republicana, um candidato precisa de 1144 delegados para ganhar a nomeação para o partido da maioria. Rick Santorum tem 130 delegados, Newt Gingrich tem 110 e Ron Paul 23.

Em Kansas, ganhou o ex-senador Rick Santorum de Pensilvânia. Santorum recebeu 51,2% do voto popular, enquanto Romney recebeu os 20,9%, Gingrich os 14,4% e Paul os 12,6%. Santorum foi votado por 15.290 pessoas e Romney foi votado por 6.250 pessoas. A margem de vitória para Santorum foi prevista, mas ainda tem uma margem significativa, já que ganhou mais votos do que todos os outros candidatos somados. Santorum ganhou em cada condato,[nota 1] exceto o condato de Lane.

Resultados eleitorais por condado em Kansas
Verde: Rick Santorum
Laranja: Mitt Romney
Preto: nestes condados ninguém votou

Nas Ilhas Marianas do Norte, Romney ganhou claramente, com 87,3% dos votos. Menos de 1.000 pessoas votaram e não parte dos candidatos vencedores receberam, cada um menos de 60 votos. Romney leva cada um dos nove representantes do território.

Nas Ilhas Virgens Americanas, Romney venceu por 34,4%. Com menos de 500 eleitores, Paul perdeu o território de apenas 20 votos e terminou em segundo. Romney ganha sete delegados à Convenção Nacional Republicana, enquanto Paul só um.

Romney também ganhou lá em Guam, desta vez com exatamente 100% dos votos. As 215 pessoas que vieram para votar, todos votaram a favor do ex-governador de Massachusetts. Consequentemente Romney teve com cada um dos nove delegados de Guam.

As próximas primárias do Partido Republicano serão em Alabama, Havaí e Mississippi. Além disso para o território primária em Samoa Americana. Este conjunto de primárias serão realizadas em 13 de março.

O candidato da Geórgia, Newt Gingrich foi recentemente criticado por votar em Rick Santorum que disse que abandona a sua carreira presidencial e ajudar Santorum na vitória para não deixar o não-tão-conservador Mitt Romney. Gingrich disse na ocasião que vai deixar a corrida presidencial se suas vitórias em Alabama e Mississippi na terça-feira e vão para Tampa, onde a convenção terá lugar/acontecerá em Agosto.

Por outro lado, o texano Ron Paul, disse que não abandonará de sua corrida presidencial, embora nenhum dos candidatos não ganhou um Estado. Como na primária republicana para a eleição presidencial de 2008 campanha em que foi durante a corrida, mas não venceu em nenhum estado.

Nota[editar]

  1. Condados são a segunda sub-divisão estado-unidense (depois dos 50 Estados e depedências). É equivalente ao municípios brasileiros e portugueses.

Fontes[editar]