Reunião de ministros das Relações Exteriores da ASEAN tem desfalques

Fonte: Wikinotícias

18 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo interino da Tailândia planeja realizar negociações de paz informais no dia 18, convidando ministros das Relações Exteriores da junta militar de Mianmar e ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

No entanto, os principais membros da ASEAN não comparecem à reunião, que é muito criticada. Apenas o Camboja anunciou oficialmente sua intenção de participar da cúpula.

Oficiais militares de Mianmar foram proibidos de participar de reuniões da ASEAN por quase dois anos por não honrar um acordo para conversar com forças de oposição ligadas ao governo civil que derrubaram em um golpe.

O chanceler tailandês, Nantiwat Samart, defendeu a reunião do dia 18, dizendo que Mianmar não deve ser completamente isolada ou cortada da ASEAN.

O Ministério das Relações Exteriores da Tailândia não sabia quem compareceria à reunião de emergência, que estaria marcada para dois dias na área turística de Pattaya.

Desde que um golpe militar em 1º de fevereiro de 2021 derrubou um governo civil, Mianmar tem sido atormentado pela violência. O regime militar está lutando contra militantes pró-democracia contra o golpe em várias frentes.

Foi levantada a crítica de que a reunião proposta pela Tailândia era inadequada porque arrisca legitimar o governo militar em Mianmar e ocorre fora do plano de paz proposto oficialmente pela ASEAN.

O ministro das Relações Exteriores de Cingapura e a Indonésia, presidente este ano da ASEAN, criticaram a reunião.

Fontes