Reunião da OIT discute os desafios do trabalho na América Latina

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

14 de outubro de 2014

Peru

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) promove de hoje (13) a quinta-feira (16) a sua 18ª Reunião Regional Americana, na cidade de Lima, no Peru. Participarão representantes de governos da América Latina, do Caribe, do Canadá e dos Estados Unidos. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, Mário dos Santos Barbosa, assessor internacional do ministério, representa o Brasil no evento. O presidente do Peru, Ollanta Humala, e o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, abrem o encontro.

A reunião pretende discutir os principais desafios no universo do trabalho e é considerado o encontro mais importante sobre o tema no continente. “A taxa média de informalidade nas Américas é quase 47%. Tem diminuído, mas segue sendo alta. Com essas taxas de informalidade, não é surpresa que as Américas ainda sejam a região com maior desigualdade do planeta”, disse Ryder, em coletiva na tarde de hoje, no Peru.

Ryder reconheceu o avanço da América Latina na promoção dos direitos fundamentais dos trabalhadores, na luta contra o trabalho infantil, mas chamou atenção para a importância do diálogo entre diferentes atores no campo do trabalho. “No momento em que se fala muito na região e, além da necessidade de reformas estruturais, de melhorar a produtividade e competitividade de nossas reformas estruturais, é importante entender que o diálogo entre governos, empresários e trabalhadores é uma ferramenta, e não um obstáculo, para fomentar melhoras nestes campos”.

Além de governos dos países americanos, organizações sindicais e representantes de empregadores, representantes de França, da Holanda, de Portugal e da Espanha também confirmaram presença no evento.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati