Resultados da pesquisa sobre a abolição da mudança de horário na União Europeia

Fonte: Wikinotícias
Mudança de hora no início do horário de verão na Europa Central

29 de agosto de 2018

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

De acordo com relatos da mídia, a pesquisa sobre a eliminação do horário de verão na União Europeia (UE) constatou que mais de 80% dos participantes votaram pelo fim da mudança. No entanto, os números não foram oficialmente confirmados por um porta-voz da UE na quarta-feira.

Mais de 4,6 milhões de pessoas participaram da pesquisa de 4 de julho a 16 de agosto de 2018. Três milhões de participantes vêm da Alemanha. De acordo com informações da TV ARD, a grande maioria dos participantes falou em favor de manter o horário de verão.

No entanto, a pesquisa não é vinculativa. Como primeiro passo, a Comissária de Transportes, Violeta Bulc, informará seus colegas, que discutirão os próximos passos. A Comissão da UE faz uma proposta que os Estados da UE e o Parlamento Europeu devem aprovar.

Na Alemanha, na primavera de 2018, a pedido do Partido Democrático Liberal (Freie Demokratische Partei, FDP), o Bundestag (o Parlamento alemão) havia lidado com a conversão. Membros do FDP, as facções de esquerda e Alternativa para a Alemanha (Alternative für Deutschland, AfD) falaram a favor da abolição; contra a abolição Deputados do grupo parlamentar da CDU/CSU e do grupo parlamentar do Partido Social-Democrata da Alemanha (Sozialdemokratische Partei Deutschlands, SPD). Os membros da facção Aliança 90/Os Verdes (Bündnis 90/Die Grünen) se abstiveram.

A Áustria havia expressado a última vez pelo ministro dos Transportes, Inovação e Tecnologia, Norbert Hofer. Ele era a favor do fim da mudança.

Atualmente, a mudança de horário é regulada pela Diretiva da UE 2000/84/EG. No entanto, a implementação desta directiva cabe a cada país da UE, que já havia solicitado uma regulamentação uniforme na UE.

O horário de verão foi introduzida nas então nas duas Alemanhas (Ocidental e Oriental) e na Áustria em 1980, na Suíça em 1981 e foi uniformemente regulamentada na UE desde 1996. Ele foi introduzido após a crise do petróleo em 1973, com a justificativa de economizar energia através de um melhor uso da luz do dia, mas seus benefícios são controversos.

Além da UE, alguns estados associados, como a Suíça, o Espaço Económico Europeu (excepto a Islândia) e alguns outros países usam o horário de verão.

Fontes