Recuperados têm 5 vezes mais chances de ter covid-19 grave que os vacinados

Fonte: Wikinotícias

4 de novembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) publicou um estudo na semana passada em sua Revisão Semanal da Mortalidade (Morbidity and Mortality Weekly Review - MMWR) com um dado importante para o controle da pandemia de covid-19 em todo mundo: a chance de ter covid-19 grave é muito maior em quem desenvolveu anticorpos por ter tido a doença anteriormente do que em quem foi imunizado completamente com as vacinas disponíveis. O risco de necessitar de hospitalização é, especificamente, 5,5 vezes maior no primeiro grupo em relação a quem optou por se vacinar.

O dado foi divulgado no dia 02 passado no Relatório da Situação (COVID-19 Situation Report) do Centro de Saúde da Johns Hopkins (Johns Hopkins Center for Health Security), no qual os cientistas enfatizaram que muitas pessoas não querem se vacinar com base na imunidade natural adquirida com uma infecção por Sars-Cov-2 anterior.

Dados também indicam que recuperados da doença, após a vacinação, têm uma resposta imunológica mais forte do que os que adquiriram anticorpos somente com as vacinas. "O consenso geral é que os indivíduos recuperados têm muito a ganhar com a vacinação contra o Sars-Cov-2", esclareceram os especialistas no Relatório.

Segundo o Relatório também, pessoas não vacinadas têm pelo menos 10 vezes mais probabilidade de morrer de covid-19 do que quem foi imunizado.

Notícias Relacionadas

Fontes