Realizar tarefas logo após acordar prejudica o desempenho

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

13 de janeiro de 2006

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Se você se sente sonolento e incapaz de realizar tarefas complexas quando acaba de acordar, você não é o único. Um estudo da Universidade do Colorado mostra que a capacidade mental de pessoas que acabam de acordar após uma boa noite de sono é menor do que a de pessoas que ficaram acordadas por 24 horas ou estão bêbadas.

A pesquisa foi realizada com indivíduos normais que eram acordados após 8 horas de sono e então sujeitos a testes cognitivos. Os pesquisadores verificaram a existência de uma "inércia do sono", período de até uma hora durante o qual o desempenho era muito prejudicando. O Professor Kenneth Wrights que lidera a pesquisa disse: "Os resultados dos pacientes recém-acordados foram piores dos que os que sofreram privação extrema de sono".

Segundo os cientistas, uma possível explicação é que há certas áreas do cérebro que demoram mais tempo para acordar e entre elas está o córtex pré-frontal, área responsável pela resolução de problemas.

O resultado é importante para profissões como médicos e bombeiros que são obrigados a tomar decisões importantes poucos minutos após serem acordados.

"Ninguém deveria fazer nada realmente importante de 15 a 30 minutos depois de acordar", disse o Dr Neil Stanley, da Sociedade Britância do Sono.

Fontes