Rainha da Dinamarca anuncia abdicação

Fonte: Wikinotícias

31 de dezembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Durante seu tradicional discurso de ano novo, a Rainha Margarida II da Dinamarca anunciou no final desta tarde sua abdicação em favor de seu filho mais velho, Frederico, deixando o povo dinamarquês surpreso, já que ela sempre negou que pretendia deixar o cargo antes de morrer. Ela justificou: "depois da cirurgia na coluna em fevereiro passado, pensei novamente sobre o futuro e decidi que chegou o momento de uma nova geração".

Oficialmente a mudança acontecerá no dia 14 próximo numa cerimônia sem pompa: ela assinará sua renúncia num Conselho de Estado, ao que se seguirá o juramento de Frederico, que depois será apresentado, da sacada do palácio, pela primeira-ministra ao povo dinamarquês como o novo monarca. Neste mesmo evento o filho mais velho de Frederico, Christian, fará seu juramento como Príncipe Herdeiro.

Margarida, de 83 anos, vinha há anos apresentando dificuldades de locomoção que a impediam, inclusive, de viajar ao exterior e, devido a isto, passou por uma "extensa cirurgia nas costas" meses atrás. Ela abdicará no mesmo dia em que foi empossada, num dia 14 de janeiro, após a morte do pai. Terá então reinado 52 anos.

Fontes