Rússia transferirá algumas armas nucleares táticas para Bielorrússia

Fonte: Wikinotícias

26 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rússia e a Bielorrússia assinaram na quinta-feira um pacto que permite a Moscou realocar um número não revelado de armas nucleares táticas para a Bielorrússia.

O Kremlin diz que manterá o controle das ogivas de curto alcance a serem transferidas para seu aliado. Não foi anunciado quando as armas serão enviadas para lá, mas o presidente russo, Vladimir Putin, disse que as instalações de armazenamento na Bielorrússia serão concluídas até 1º de julho.

As armas nucleares táticas podem ser implantados para ataques de alcance relativamente curto e têm um rendimento muito menor do que ogivas nucleares instaladas em mísseis estratégicos de longo alcance que podem destruir cidades inteiras.

O ministro da Defesa da Bielorrússia, Viktor Khrenin, em uma reunião com seu homólogo russo, Sergei Shoigu, disse: "A implantação de armas nucleares não estratégicas é uma resposta eficaz à política agressiva de países hostis a nós".

Shoigu disse: "No contexto de uma escalada extremamente acentuada de ameaças nas fronteiras ocidentais da Rússia e da Bielorrússia, foi tomada a decisão de tomar contramedidas na esfera militar-nuclear."

A líder da oposição bielorrussa exilada, Sviatlana Tsikhanouskaya, criticou o novo acordo.

"Devemos fazer tudo para impedir o plano de Putin de implantar armas nucleares na Bielorrússia, pois isso garantirá o controle da Rússia sobre a Bielorrússia nos próximos anos", disse Tsikhanouskaya à Associated Press. "Isso vai comprometer ainda mais a segurança da Ucrânia e de toda a Europa."

Fontes