Rússia suspende importação de carnes de Goiás

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

Agência Brasil

3 de julho de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As exportações de carne do estado de Goiás para Rússia foram temporariamente suspensas por questões sanitárias. A medida está prevista em cláusula contratual entre os dois países, e ocorre automaticamente assim que um problema sanitário é detectado no rebanho do estado exportador.

O problema, de acordo com o Ministério da Agricultura, se deve à presença de animais com estomatite vesicular em rebanhos no município de Cavalcante.

A doença foi descoberta no mês passado, e rapidamente os órgãos sanitários do estado de Goiás adotaram medidas para evitar a proliferação.

Na avaliação do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o problema está restrito ao estado e não atingirá as exportações de outras regiões.

“Temos um problema isolado em Goiás. Não há nenhum problema com as exportações de carne do Brasil. Independente de qualquer coisa, a Rússia é o maior importador de carne brasileira e continua importando de todos os outros estados”, disse.

O ministério informou que as exportações de carne de Goiás para a Rússia só serão retomadas 12 meses depois que a doença for erradicada dos rebanhos da região, conforme prevê o contrato de exportação.

Só no ano passado, a Rússia comprou mais de 961,9 mil toneladas de carne brasileira, o que coloca o país como o maior comprador individual de carne do Brasil.

Fontes