Rússia se rearma em resposta à expansão da OTAN, diz Medvedev

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

17 de março de 2009

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, disse nesta terça-feira (17), em uma reunião com funcionários do Ministério da Defesa Russo, que o país irá se rearmar e ampliar suas forças militares em resposta à expansão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em direção às suas fronteiras. O país encara como ameaças diretas à sua segurança nacional o convite norte-americano para que Geórgia e Ucrânia façam parte da Otan e os planos dos Estados Unidos de instalar um escudo antimísseis no Leste Europeu.


Cquote1.png

As tentativas de ampliar a infraestrutura militar da Otan perto das fronteiras do nosso país estão continuando. (...)A tarefa primária é aumentar a preparação de combate das nossas forças. Acima de tudo, nossas forças nucleares estratégicas. Elas devem ser capazes de cumprir todas as tarefas necessárias para garantir a segurança da Rússia

Cquote2.svg
Dmitri Medvedev




Medvedev e Barack Obama devem encontrar-se em 1 de abril, em Londres. Obama já afirmou que irá rever algumas das decisões na área da defesa, tomadas pelo seu antecessor, George W. Bush.


Fontes