Rússia retoma envio de gás para Europa pelo Nord Stream 1, mitigando temores de suspensão permanente

Fonte: Wikinotícias
Cerimônia do Nord Stream

22 de julho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 


A Rússia restabeleceu nesta quinta-feira o envio de gás pelo gasoduto Nord Stream 1 após dez dias de reparos. Esta notícia trouxe um grande alívio aos temores de que caso o transporte não fosse retomado, a Europa correria um sério risco de não haver gás suficiente para conseguir suportar o rigoroso inverno boreal.

O restabelecimento do gás se deu por volta das 6h, horário alemão, a um fluxo de 40% da capacidade total, exatamente o mesmo registrado antes dos reparos. A estatal russa Gazprom não se pronunciou até o momento, mas já informava há dias que o fechamento para manutenção, iniciado no dia 11, não significaria uma interrupção permanente das exportações de gás.

O Presidente da Agência Federal de Redes da Alemanha, Klaus Müller, informou que a empresa russa indicou que retomaria as exportações a cerca de 30% de sua capacidade total. Contudo, os sinais indicam que deve ficar ao redor de 40%, que foi previamente reduzida devido a uma disputa provocada pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

Nos últimos meses, o envio de gás russo foi completamente suspenso para países como Bulgária, Dinamarca, Finlândia, Holanda e Polônia, que se recusaram a acatar os termos do Kremlin para a venda do produto. Os russos demandam que o pagamento seja feito em rublos, ação que violaria as sanções de Bruxelas.

Com a segurança energética da Europa nas mãos de Putin, o preço do gás disparou no continente, aumentando mais de 700% desde o início do ano passado. A notícia da reabertura do gasoduto foi bem vista pelo mercado: após a abertura das bolsas, o preço do gás chegou a cair 6,5%. Em torno das 5h da manhã em Brasília, chegou a registrar uma queda de 2,9%, sendo negociado a 150,5 euros.

Fontes