Rússia e Ucrânia concordam com extensão de 60 dias de exportação de grãos

Fonte: Wikinotícias

18 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Rússia e Ucrânia concordaram na quarta-feira com uma extensão de dois meses até 18 de julho de seu pacto, permitindo embarques de grãos de portos ucranianos através do Mar Negro para mercados globais para aliviar a escassez mundial de alimentos.

A extensão estava em questão até que um acordo de 11 horas foi negociado em Istambul pela Turquia e as Nações Unidas. A Turquia e a ONU desempenharam papéis importantes em acordos anteriores que permitiram que mais de 30 milhões de toneladas de milho, trigo e outros produtos fossem embarcados desde o ano passado, apesar de quase 15 meses de combates após a invasão russa da Ucrânia.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, saudou o acordo, dizendo: "A importância da Iniciativa do Mar Negro - e do Memorando de Entendimento paralelo entre a ONU e a Federação Russa - é clara. Esses acordos são importantes para a segurança alimentar global. Produtos ucranianos e russos alimentam o mundo."

Ele disse que "suprimentos vitais de alimentos estão chegando a algumas das pessoas e lugares mais vulneráveis ​​do mundo - incluindo 30.000 toneladas de trigo que acabaram de deixar a Ucrânia a bordo de um navio fretado para alimentar pessoas famintas no Sudão".

Ele disse que as remessas "importam porque ainda estamos passando por uma crise recorde de custo de vida", embora reconheça que os mercados globais de alimentos "se estabilizaram, a volatilidade foi reduzida e vimos os preços globais dos alimentos caírem 20%."

O vice-primeiro-ministro ucraniano, Oleksandr Kubrakov, disse estar grato à ONU e à Turquia "pelos esforços no fortalecimento da segurança alimentar. O principal desafio agora é tornar [os embarques de grãos] eficientes pelo cancelamento [de] barreiras artificiais", que ele não explicou.

Várias vezes no ano passado, a Rússia ameaçou retirar-se do pacto de embarque de grãos, ou o fez brevemente, argumentando que as disposições que permitem que seus próprios produtos agrícolas e fertilizantes sejam enviados para os mercados mundiais não estão sendo cumpridas.

Enquanto isso, a Ucrânia reclamou que a Rússia paralisou o acordo ao impedir as inspeções obrigatórias das remessas e ao se recusar a aprovar o uso de mais embarcações.

A Rússia confirmou a extensão de dois meses do pacto, mas uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia sugeriu que as reclamações da Rússia sobre o acordo ainda não foram atendidas. "As distorções na implementação do acordo devem ser corrigidas o mais rápido possível", disse ela.

Fontes