Rússia, Turquia e Irã condenam ataque aos houthis

Fonte: Wikinotícias

12 de janeiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Países reagiram aos ataques das forças dos EUA e do Reino Unido contra os houthis no Iêmen. Isso ocorre após ataques houthi contra navios no Mar Vermelho.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês emitiu uma declaração, salientando uma resolução da ONU de 10 de janeiro que dizia que os direitos e liberdades de navegação devem ser respeitados e que “os Estados têm o direito de responder a estes ataques, de acordo com o direito internacional”.

A declaração acrescenta: “A França continuará a assumir as suas responsabilidades e a contribuir para a segurança marítima na área em conjunto com os seus parceiros”.

Os rebeldes houthi emitiram uma declaração em vídeo, apresentando o porta-voz Yahya Saree que chamou os ataques de “agressão brutal”. Ele disse que os ataques mataram cinco pessoas e feriram outras seis.

“O inimigo norte-americano e britânico tem total responsabilidade pela sua agressão criminosa contra o nosso povo iemenita, e não ficará sem resposta e impune”, disse ele.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irã, Nasser Kanaani, “atacou fortemente os ataques militares dos EUA e do Reino Unido”, num comunicado, chamando-os de “um movimento arbitrário” que “violou claramente a soberania e a integridade territorial do Iêmen, e foi contra as leis e regulamentos internacionais”.

O presidente da Turquia, aliado da OTAN, Recep Tayyip Erdogan, classificou os ataques como “um uso desproporcional da força”, tal como Israel está a fazer em Gaza, e acusou os EUA e Reino Unido de tentarem “transformar o Mar Vermelho num mar de sangue”. Ele acusou ambos os países de aumentarem as tensões na região.

A Rússia também condenou os ataques, com o porta-voz do Kremlin, Dmtry Peskov, a qualificar os ataques de “ilegítimos” e a acusar os países de “tentarem ajustar o sistema de direito internacional às suas ações”.

Notícias relacionadas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]