Projeto prorroga execução de recursos de apoio ao setor cultural
16 de abril de 2021
O Projeto de Lei 795/21 prorroga os prazos para que os governos estaduais e municipais utilizem os recursos de ajuda ao setor cultural durante a pandemia não gastos totalmente em 2020. Já aprovada no Senado, a proposta tramita na Câmara dos Deputados.
Os recursos foram estabelecidos pela Lei Aldir Blanc, batizada em homenagem ao escritor e compositor que morreu de Covid-19. O projeto é de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT).
No total, foram destinados R$ 3 bilhões para os estados e municípios. Parte do dinheiro foi reservada para pagamento de auxílio emergencial para a classe artística. Governadores e prefeitos alegam que não tiveram prazo suficiente para aplicar as verbas, que dependem de uma série de medidas burocráticas.
- Novos prazos
Pelo projeto, os municípios ganharam prazo até 31 de outubro para definir e publicar a destinação dos recursos da Lei Aldir Blanc. Após essa data, os valores não programados serão revertidos ao fundo de cultura do respectivo estado. Além disso, o dinheiro que sobrar nas contas dos estados ao fim de 2021 terá que voltar para a União.
Em relação aos saldos remanescentes de 2020 – recursos da Lei Aldir Blanc parados nos fundos culturais –, estados e municípios terão até o fim deste ano para execução.
As secretarias municipais de cultura também ganharam mais tempo, até o fim do 1º semestre de 2022, para realizar editais, chamadas públicas e prêmios financiados com recursos federais da Lei Aldir Blanc.
A proposta do Senado aumenta ainda, em mais um ano, os prazos para aplicação de recursos referentes às leis federais de incentivo à cultura, para realização das atividades culturais e para a prestação de contas dos projetos culturais já aprovados. Há ainda previsão de mais um ano de prazo para captação e execução de todos os projetos culturais homologados e aprovados com base na Lei Rouanet.
Fontes
- Projeto prorroga execução de recursos de apoio ao setor cultural — Câmara dos Deputados do Brasil, 16 de abril de 2021
Essa notícia, ou partes dela, foi extraída da Câmara de Deputados. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |