Projeto português de difusão da arte contemporânea inaugura mostra no Rio de Janeiro

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Agência Brasil

27 de fevereiro de 2015

Um projeto português de arte contemporânea, que já percorreu cidades como Nova York, Berlim, Barcelona e Bruxelas, chegou ao Rio de Janeiro, com a exposição inaugurada hoje (27) no espaço cultural XXVinte, no bairro do Jardim Botânico, zona sul da cidade. A mostra Edições Carpe Diem exibe obras de cerca de 50 artistas plásticos de diversas nacionalidades, entre eles os brasileiros José Bechara e Tatiana Blass, a belga Jeanine Cohen e o português Manuel Caiero.

Promover a arte contemporânea, por meio de edições que possibilitam sua comercialização a preços acessíveis, é um dos objetivos do projeto criado pelo Carpe Diem Arte e Pesquisa, sediado em Lisboa, no Palácio Pombal. Além de exposições, a instituição promove conferências, masterclasses, conversas com artistas, workshops e programas educativos.

O projeto conta com parcerias de agentes privados e entidades internacionais para a produção de edições limitadas de obras, apresentadas em galerias de arte de todo o mundo. “As obras têm pequeno formato e edição limitada de 30 exemplares e mais três provas de artista, e são geralmente impressões fotográficas, além de serigrafias e desenhos”, explica Bruna Latini, responsável pela curadoria da etapa carioca do tour internacional da Edições Carpe Diem. “O objetivo é atingir novos públicos e divulgar o trabalho dos artistas que integram o projeto”, ressalta.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, com entrada grátis, das 9h às 19h. Aos sábados, das 18h às 22h30, haverá exposição de vídeos dos artistas participantes, na Rua Visconde de Carandaí, 20, no Jardim Botânico.

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati