Portugal nomeia segunda tempestade em três dias

Fonte: Wikinotícias

21 de outubro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 


Depois de nomear Aline no dia 17 passado, ontem o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) de Portugal nomeou Bernard, a segunda tempestade a ser nomeada no sudoeste europeu na temporada 2023-24.

Anualmente, pouco antes da chegada do outono, os grupos de países do sudoeste e noroeste da Europa divulgam a lista de nomes para as tempestades - geralmente sistemas ciclônicos extratropicais - da temporada do outono-inverno. Outros grupos de países, como os do norte, também nomeiam estes fenômeno, mas não costumam divulgar novas listas de nomes periodicamente.

O sistema é uma depressão (ou área de baixa de pressão) que afetará a Madeira e o sul de Portugal e da Espanha. Há alertas vigentes não só para ventos fortes, que podem chegar a 100km/h, mas também para chuvas fortes e agitação marítima.

Curiosidades

  • Tempestades são nomeadas na Europa sempre que levem à emissão de alertas de nível laranja ou vermelho, ou, segundo o Met Office britânico, quando forem consideradas como tendo potencial para causar impactos 'médios' ou 'altos';
  • O noroeste (Irlanda, Reino Unido e Países Baixos) teve na temporada de 2022-23 apenas quatro tempestades nomeadas, o menor número desde o início do projeto de nomeação, em 2015.

Notícias Relacionadas

Fontes