Profissionais que irão reforçar campanha de imunização em municípios começam nesta terça-feira

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

6 de abril de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Os profissionais aprovados no processo seletivo, realizado pelo Governo do Estado, para reforçar a campanha de vacinação contra a Covid-19 em municípios maranhenses começam o trabalho nesta terça-feira (6). Os selecionados compareceram às Regionais de Saúde nesta segunda-feira (5) para serem encaminhados aos municípios e estão finalizando o processo de capacitação, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“A capacitação está sendo realizada pela Equipe da Epidemiologia e da Coordenação de Imunização em parceria com a Escola de Saúde Pública para todos os profissionais que passaram no seletivo. Esses profissionais, técnicos de enfermagem, digitadores e supervisores recebem orientação sobre a logística da campanha e questões técnicas sobre as vacinas, tanto CoronaVac quanto AstraZeneca. Para que eles estejam inseridos em todo o processo da campanha nos municípios”, destaca a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.

Na segunda-feira (5), no período da manhã, todos os profissionais que passaram no seletivo se apresentaram nas Regionais de Saúde nas quais os municípios estão vinculados, uma delas foi a Regional de Saúde de Balsas, como explica o gestor regional Giltarlã Araújo.

“Recebemos, na Regional de Saúde de Balsas, os profissionais aprovados no seletivo, que irão auxiliar na campanha de imunização. Esse é um presente do Governo do Estado, que reforça o trabalho muito bem feito que os municípios da Região Sul do Maranhão vêm realizando”, afirma o gestor regional, Giltarlã Araújo.

Os profissionais irão trabalhar no apoio aos municípios e às Regionais de Saúde. A iniciativa do poder público estadual visa promover maior agilidade na aplicação das vacinas, considerando o aumento no volume de doses recebidas.

Maria do Socorro Lopes é uma das selecionadas. “A gente precisa e o Maranhão também. Acho muito importante essa iniciativa, pois muita gente que precisa ainda não foi vacinada e eu estou aqui, pronta para ajudar”, afirma a selecionada para o município de Sambaíba.

“Estamos empenhados em elevar os indicadores da vacinação e agilizar o processo para conseguir imunizar o público-alvo. Estarei nos municípios da Regional de Balsas monitorando o trabalho, para que mais pessoas sejam vacinadas com as doses que estão chegando”, conta Diogo Dutra, que atuará como supervisor de enfermagem.

Os profissionais atuarão nos municípios com menos de 50 mil habitantes, de acordo com as funções para as quais foram aprovados. Foram convocados 384 técnicos de enfermagem, 192 digitadores e 25 supervisores. O processo de seleção tem validade de três meses a contar da data de sua publicação conforme art. 5º do Decreto Estadual nº 36.611 de 22 de março de 2021.

Fontes[editar]

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit