Primeiro caso da Gripe Suína A H1N1 em jogador em Portugal

Fonte: Wikinotícias

Faro, Portugal • 29 de julho de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Foi divulgado ontem, dia 28, o que seria o primeiro caso da gripe A (H1N1), também conhecida como gripe suína, de um jogador de futebol em Portugal. O caso só foi confirmado oficialmente pelo chefe do departamento médico do clube de futebol Olhanense, Veloso Gomes, em conferência de imprensa realizada em Faro. Ele afirmou que o jogador é o senegalês Isolou Gomis, de 21 anos.


É um caso confirmado, neste momento encontra-se isolado no seu domicílio, a fazer o respectivo tratamento. A evolução do seu quadro clínico está a correr de forma favorável. (...) Para já não há indícios, nem sintomas de nenhum outro caso de gripe.

—Veloso Gomes

O médico Veloso Gomes revelou ainda que, até ao momento, não há indícios clínicos de gripe A em nenhuma outra pessoa, pelo que os treinos poderão ser retomados já amanhã se nada se alterar, mas não haverá garantias que a situação esteja totalmente ultrapassada, uma vez que o período de contágio pode estender-se até sete dias.

Tudo leva a crer que o jogador tenha sido contaminado em Portugal já que o atleta, reforço do Olhanense para esta temporada, está há cerca de um mês no país. Presente na conferência de imprensa esteve igualmente o Presidente do clube algarvio, Isidoro Sousa, que se mostrou confiante no trabalho do departamento médico do clube.

Internação de Isolou Gomis

O jogador Gomis apresentou os primeiros sintomas no passado sábado (25), quando seguia de autocarro (ônibus) para um jogo amigável com o Portimonense. Foi, de imediato, afastado do plantel e, no dia seguinte (26), examinado no Hospital de Faro. O resultado dos testes laboratoriais, realizados no mesmo dia, no Instituto Ricardo Jorge, confirmou tratar-se de gripe A. Gomis já foi monitorado pelos integrantes do Ministério da Saúde. Todo o restante plantel, equipa técnica e as pessoas que estiveram em contacto com Gomis se encontram de prevenção, medicadas com o antivírico Tamiflu e nas suas casas.

Ele foi um dos dois casos de transmissão secundária da nova estirpe da gripe que, no domingo (26), deram entrada no Hospital Distrital de Faro. O outro foi um menino de sete anos. Este é, para já, o único caso entre o grupo de trabalho do Olhanense que, por precaução, cancelou os treinos desde o início da semana.

Uma das medidas tomadas pelo Olhanense passou pelo tratamento profiláctico, através da administração do fármaco antiviral Tamiflu, a todo o grupo de trabalho. A equipa vai retomar os treinos esta manhã mas Isidoro Sousa, o presidente do clube, revelou estar preocupado quando faltam cerca de duas semanas para o início do campeonato. "A Liga vai estar atenta e a estudar um plano de resposta a este fenómeno, pois caso surjam mais situações destas poderá ser necessário suspender o campeonato".

Casos Anteriores
Futebol
1 O argentino Adrian Jesus Bastia, jogador do grego Asteras Tripolis, e a sua família foram infetados.
2 O meia Micah Richards, que joga no Manchester City, contraiu o Influenza H1N1 durante as férias na ilha do Chipre.
3 No AS Monaco FC, 4 jogadores foram diagnosticados com a gripe A.
Jogos da Lusofonia
A nova gripe afetou também os Jogos da Lusofonia, registrando-se quatro casos durante o evento, inclusive o de um brasileiro, que foi contaminado no seu país de origem.

Fontes