Saltar para o conteúdo

Primeiro-ministro de Taiwan responde ao comentário de Trump que ilha deveria pagar pela defesa

Fonte: Wikinotícias
Primeiro-ministro taiwanês, Cho Jung-tai

17 de julho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro taiwanês, Cho Jung-tai, respondeu aos comentários do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, de que a ilha deveria pagar mais pela defesa, dizendo que Taiwan está disposto a assumir mais responsabilidades.

Falando aos repórteres na quarta-feira, Cho disse que a ilha está empenhada em reforçar as suas próprias defesas.

"Taiwan fortaleceu constantemente o seu orçamento de defesa e ajustou o período de serviço militar obrigatório para fortalecer a resiliência da nossa sociedade e demonstrar a nossa responsabilidade como um dos membros da comunidade internacional", disse Cho.

Ele acrescentou que Taiwan está “disposto a assumir mais responsabilidades” no que diz respeito à segurança do Estreito de Taiwan e do Indo-Pacífico.

Numa entrevista à Bloomberg Businessweek publicada terça-feira, quando Trump foi questionado se defenderia Taiwan da China, ele disse: “Conheço o povo muito bem. Respeite-os muito. Eles ficaram com 100% do nosso negócio de chips. Acho que Taiwan deveria nos pagar pela defesa.”

Trump prosseguiu comparando os gastos militares dos EUA em Taiwan a uma apólice de seguro, dizendo: “Não creio que sejamos diferentes de uma apólice de seguro. Por que? Por que estamos fazendo isso?"

Taiwan é o lar do maior fabricante de chips do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company. Os chips fabricados pela empresa são usados ​​em uma ampla gama de aplicações, desde inteligência artificial até smartphones e caças.

Os analistas acreditam que qualquer conflito sobre Taiwan dizimaria a economia mundial.

Os Estados Unidos são o mais importante apoiante internacional e fornecedor de armas de Taiwan, mas os dois lados não têm relações diplomáticas formais. Os EUA, no entanto, estão obrigados pela Lei de Relações com Taiwan de 1979 a fornecer a Taiwan os meios para se defender.

Taiwan é uma ilha autónoma desde 1949. A China vê Taiwan como o seu próprio território e aumentou a pressão militar sobre a ilha governada democraticamente para aceitar as reivindicações de soberania da China.