Primeira-dama da Ucrânia apresenta livros sobre o Holodomor durante feira

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Na Wikipédia há um artigo sobre Holodomor.


Vítima do Holodomor numa rua da cidade ucraniana de Kharkiv. Essa fotografia foi efectuada por um cooperante alemão, em 1932.

14 de setembro de 2007

Em Lviv, durante o Fórum dos editores, Kateryna Yushchenko apresentou, no último dia 13 de setembro, cinco livros sobre o Holodomor na Ucrânia ocorrido no biênio 1932-33.

Os títulos dos livros apresentados são respectivamente os seguintes: Fome na Ucrânia. Colectânea de Artigos compilada por Nadia Diuk; Memória Desclassificada: O Holodomor de 1932-1939 na Ucrânia Através dos Documentos do NKVD ; A Colheita do Sofrimento: Colectivização Soviética e Fome-Terror, de Robert Conquest (traduzido para o ucraniano); O Holodomor de 1932-1933 na Ucrânia: Documentos e Materiais; e o livro de Valentyna Borysenko Vela da Memória: A História do Genocídio dos Ucranianos em 1932-1933.

De acordo com Kateryna Yushchenko, os livros serão distribuídos pelas bibliotecas do país. Ao falar sobre a importância das obras Yushchenko declarou: "Nós queremos que estas obras se encontrem disponíveis em todos os distritos. Depois tentaremos editar mais exemplares para que cada criança conheça a História".

Os livros apresentados fazem parte do projecto "Lições da História". A tiragem prevista para cada um deles é de 15 mil exemplares.

O Fórum dos Editores acontece em Lviv desde 1994 e segundo os organizadores é um evento para a divulgação dos livros ucranianos.

Referências

Fontes

As categorias deste artigo foram atualizadas em 17 de fevereiro de 2008. Para maiores informações veja o histórico.