Primavera deve ser de temperaturas acima da média nos EU em 2024

Fonte: Wikinotícias

31 de março de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os meteorologistas do Centro de Previsão Climática da NOAA – uma divisão do Serviço Meteorológico Nacional – prevêem temperaturas acima da média para a maior parte do território continental dos Estados Unidos (EU) e do Alasca, como parte do Previsão da Primavera (Spring Outlook) da NOAA divulgado para abril a junho.

Enquanto isso, o Centro Nacional de Água da NOAA prevê um risco de inundação abaixo da média em todo o país, devido em parte à historicamente baixa cobertura de neve no inverno nas Grandes Planícies Superiores e no oeste dos EUA. “A mudança climática está afetando o momento, a intensidade e a duração dos eventos climáticos nos Estados Unidos”, disse o administrador da NOAA, Rick Spinrad. “O Spring Outlook é uma das muitas ferramentas que a NOAA fornece para ajudar as comunidades a se prepararem para o que está por vir".

Perspectivas de primavera para seca, temperatura e precipitação

De abril a junho, as temperaturas acima da média provavelmente persistirão em grande parte dos EU. A maior chance de temperaturas acima da média está na região dos Grandes Lagos, no noroeste do Pacífico e no noroeste do Alasca, embora a maior parte do continente dos EUA e do Alasca tenham elevado probabilidades de temperaturas acima da média.

A precipitação é pode ficar ligeiramente acima da média em partes das planícies centrais, no sudeste dos EU e no sul do Alasca. Enquanto isso, partes do noroeste e sudoeste da costa do Pacífico têm maior probabilidade de ver precipitação abaixo da média sazonal.

Condições de seca moderadas a excepcionais existem atualmente em menos de 20% dos EU e Porto Rico, uma melhoria acentuada em relação ao ano passado, uma vez que as chuvas alimentadas pelo El Niño caíram este inverno em toda a região da Costa do Golfo. As condições de seca provavelmente continuarão a melhorar no sudeste dos EUA, mas é provável que a seca persista ou mesmo se expanda por partes das Montanhas Rochosas e das Grandes Planícies.

Há uma probabilidade de 83% de que as condições neutras do ENSO, nem El Niño nem La Niña, retornarão no período de abril-maio-junho de 2024. No entanto, espera-se que o El Niño continue a impactar os padrões climáticos no país durante a primavera. Um Aviso La Niña (La NIãn Watch) emitido pelo Centro de Previsão Climática continua em vigor – o que significa que as condições de La Niña podem regressar ao Pacífico equatorial dentro de seis meses.

“Nossos cientistas do Centro de Previsão Climática observaram um dos eventos El Niño mais fortes já registrados durante o inverno de 2023-2024”, disse Jon Gottschalck, chefe da Seção de Previsão Operacional do Centro de Previsão Climática da NOAA. “Mas uma transição rápida para La Niña – a fase fria do ENSO – é possível já na primeira parte do verão.”

Risco de inundação na primavera

Rio Mississipi deve ter baixo fluxo de água nos próximos meses

A ameaça geral de inundações significativas nesta primavera é baixa devido às temperaturas acima do normal e à acumulação de neve historicamente baixa. Inundações moderadas são esperadas em áreas climatologicamente propensas a inundações no Centro-Oeste e no Sul. A falta geral de neve acumulada e precipitação significativa no inverno, juntamente com as perspectivas atuais, sugerem que as condições de baixo fluxo podem retornar aos principais rios da Grande Bacia do rio Mississippi ainda este ano.

“Esta é a primeira previsão da primavera desde 2021 sem previsão de que nenhuma população seja afetada por grandes inundações”, disse Ed Clark, diretor do Centro Nacional de Água da NOAA. “Uma preocupação crescente serão os fluxos potencialmente baixos no rio Mississippi neste verão e no outono devido à neve acumulada e à precipitação bem abaixo na maior parte das planícies do norte e do meio-oeste. Isso pode ter impactos potenciais na navegação e nos interesses comerciais que dependem da água do rio Mississippi.

Aproximadamente 133 milhões de pessoas estão em risco de inundações nas suas comunidades, com cerca de 400.000 em risco de inundações moderadas. A Avaliação Hidrológica Nacional da NOAA, emitida pelo Centro Nacional de Água, avalia uma série de factores, incluindo as condições actuais de neve acumulada, seca, níveis de saturação do solo, profundidade da geada, caudal e precipitação.

O Escritório de Previsão Hídrica da NOAA, que abriga o Centro Nacional de Água, tem uma série de iniciativas hídricas interessantes em andamento este ano, incluindo o lançamento do website do Serviço Nacional de Previsão da Água, que centralizará produtos e serviços relacionados com a água, combinando informações de previsão locais e regionais com novas capacidades a nível nacional. O Serviço Nacional de Previsão de Água - dirigido pela Lei de Observação, Operações e Apoio à Decisão do Nível de Inundações (ou FLOODS) de 2022 - é concebido como a porta de entrada para todas as informações sobre água do NWS.

No outono passado, o Escritório de Previsão de Água da NOAA revelou seus serviços de mapeamento de inundações, que fornecem informações úteis aos gestores de emergência e de água para se prepararem e responderem aos impactos das inundações. Fornece uma extensão real das áreas de fluxo no formato do Sistema de Informação Geoespacial (GIS) de hora em hora, bem como uma previsão de inundações de cinco dias. Esses novos serviços de mapeamento de inundações – apoiados pela Lei Bipartidária de Infraestrutura – inicialmente lançados no Texas e em partes do Nordeste e Médio Atlântico, estão se expandindo para cobrir 30% da população dos EU neste outono, incluindo grande parte dos rios Ohio e Mississippi, Vales, Meio-Atlântico, Noroeste Pacífico, Porto Rico e Ilhas Virgens dos EU.

Fontes[editar | editar código-fonte]