Presidente ucraniano faz visita surpresa à Finlândia

Fonte: Wikinotícias

3 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente Volodymyr Zelenskyy da Ucrânia chegou na quarta-feira à Finlândia para participar de uma cúpula com os líderes de cinco nações nórdicas.

Zelenskyy se reunirá com o primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson, o norueguês Jonas Gahr Støre, a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen e a islandesa Katrín Jakobsdóttir na residência oficial do presidente finlandês Sauli Niinistö.

A viagem de Zelenskyy à Finlândia ocorre poucas semanas depois de a nação nórdica ser admitida como 31ª nação membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN. Helsinki buscou ser membro da aliança militar ocidental em resposta à invasão da Ucrânia por Moscou em fevereiro passado.

Um depósito de combustível no sul da Rússia pegou fogo na manhã de quarta-feira.

Veniamin Kondratyev, governador da região de Krasnodar, no sudoeste da Rússia, disse no aplicativo de mensagens Telegram que o depósito estava localizado na vila de Volna. O governador Kondratyev disse que não houve relatos de vítimas do incêndio.

Volna fica perto da ponte que atravessa o Estreito de Kerch que separa a Rússia continental da península da Crimeia, que a Rússia anexou em 2014. A ponte, que é um elo vital para os militares da Rússia transportarem suprimentos para seus soldados na Ucrânia, foi parcialmente destruído por um caminhão-bomba em outubro passado que Moscou atribuiu a Kiev.

A rede de notícias CNN está relatando que a agência de notícias estatal russa TASS disse que o incêndio no depósito de combustível foi causado por um ataque de drones.

O incêndio em um depósito de combustível na quarta-feira ocorre após um suposto ataque de drones no sábado passado em um depósito de petróleo na cidade portuária de Sebastopol, na Crimeia.

Dois trens de carga russos foram descarrilados por artefatos explosivos perto da fronteira com a Bielorrússia e a Ucrânia na segunda e terça-feira.

Os incidentes podem fazer parte de uma série de ataques realizados pelas forças ucranianas antes de uma contra-ofensiva, embora Kiev não tenha assumido a responsabilidade por eles.

O Serviço Federal de Segurança da Rússia disse na quarta-feira que prendeu sete pessoas ligadas a uma unidade de inteligência militar ucraniana.

O FSB disse em um comunicado que o grupo estava planejando realizar grandes “sabotagens e ataques terroristas na Crimeia” e foi responsável por um ataque a uma ferrovia em fevereiro. A agência também disse que o grupo estava planejando ataques contra líderes políticos da Crimeia, incluindo o governador instalado pela Rússia, Sergei Aksyonov.

Enquanto isso, as forças russas realizaram outra onda de ataques de drones na Ucrânia. Autoridades em Kiev, capital ucraniana, disseram que seus sistemas de defesa aérea derrubaram os drones com sucesso, mas a Agence France Presse está relatando que quatro pessoas foram mortas e sete feridas em ataques de drones na região sul de Kherson, citando funcionários da administração regional.

Fontes