Presidente finlandês visita Turquia para discutir adesão na OTAN

Fonte: Wikinotícias

16 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente finlandês Sauli Niinistö visitou a Turquia neste dia 16 e realizou uma reunião de cúpula com o presidente Recep Tayyip Erdoğan.

O gabinete do presidente finlandês anunciou em um comunicado no dia 15 que o presidente Niinistö visitaria a Turquia por dois dias a partir do dia 16 para discutir com o presidente Erdoğan a questão da adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O presidente Erdoğan também confirmou o plano para a reunião e disse: "Na reunião a ser realizada em Istambul, haverá discussões sobre as relações bilaterais, bem como o pedido da Finlândia para ingressar na OTAN".

Quando questionado se enviaria a ratificação da adesão da Finlândia à OTAN ao Parlamento na próxima semana, Erdoğan enfatizou: "Cumpriremos nossa promessa."

A este respeito, a agência de notícias Reuters, citando vários funcionários turcos, informou que o parlamento ratificaria o pedido em meados de abril. A agência também disse que o processo da Finlândia seria aprovado separadamente.

A Finlândia e a Suécia, que mantiveram o status neutro, prosseguiram conjuntamente com o processo de adesão à OTAN depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado.

Fontes