Presidente eleita defende ampliação do Mercosul


Argentina • 30 de outubro de 2007

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em sua primeira entrevista depois de ter sido eleita presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner defendeu a ampliação do Mercosul, sem citar os nomes dos novos países que poderiam integrar o bloco.

Cristina Kirchner, ao lado do marido, Néstor Kirchner.

Cristina destacou a importância da integração energética da região como saída frente à alta do preço do petróleo.

"Não seria estranho que o preço do barril do petróleo chegue a US$ 100. Por isso, a equação energética da América Latina é fundamental", disse Cristina em entrevista ao jornalista Joaquín Morales Solá.

A presidente eleita afirmou que a Argentina "voltou" para a América Latina durante a gestão do atual presidente, seu marido Néstor Kirchner.

"Nós voltamos à casa", disse. "E queremos aprofundar essa relação com a América Latina. Mais força, mais identidade, mais complementaridade entre nossas economias para nos relacionarmos com outros blocos."

Segundo Cristina, a Argentina tinha "saído de casa", achando que era "sócia dos grandes".

"O peso de um país não se define porque um líder se afinou com esse ou aquele bloco. O peso de um país tem a ver com seu peso econômico e com o que ele representa em sua região geográfica de influência", disse.

Na entrevista, a presidente eleita fez um balanço da sua vitória nas urnas, destacando que foi a diferença mais ampla entre o primeiro e o segundo colocado desde a volta da democracia ao país, em 1983.

Ver também

Fontes