Cristina Kirchner é eleita presidente da Argentina

Fonte: Wikinotícias

Argentina • 29 de outubro de 2007

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A primeira-dama do presidente Néstor Kirchner foi eleita presidente da Argentina, com 96% dos votos apurados até a manhã deste dia, com 44,86% dos votos. Tornou-se a primeira presidente eleita da história do país.

Cristina Kirchner, primeira presidente eleita da história da Argentina

Além dela, a candidata oposicionista Elisa Carrió obteve 23,03% dos votos e Roberto Lavagna , 16,93%.

Para ser eleito presidente da Argentina, é necessário que o candidato obtenha mais que 45% dos votos válidos e/ou obter 40% dos votos e ter vantagem de 10% do concorrente.

O próximo mandato presidencial na Argentina começa no dia 10 de dezembro.

"Quero convocar todos sem rancores, sem ódios. Nós merecemos um país melhor", afirmou durante comemoração, que contou com a presença de Ségolène Royal, candidata pelo Partido Socialista às eleições presidenciais da França de 2007.

Cristina dedicou sua vitória a Néstor, seu "companheiro de toda a vida" e que assumiu a Presidência "com um baixo nível de representação popular" e "em circunstâncias econômicas, sociais, políticas e institucionais muito diferenças" das atuais. Os Kirchner são militantes do peronismo desde a mocidade, quando se conheceram nos corredores da Faculdade de Direito da Universidade Nacional de La Plata, cidade natal de Cristina.

Ver Também

Fontes