Presidente do Senegal anuncia desistência das eleições de 2024

Fonte: Wikinotícias

4 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente do Senegal, Macky Sall, anunciou que não buscaria um terceiro mandato nas eleições do ano que vem.

O presidente Sall anunciou sua decisão em um discurso televisionado nacionalmente, encerrando semanas de especulação que levantaram a possibilidade de incerteza política no país da África Ocidental.

“O Senegal é mais do que apenas eu”, disse Sall no discurso de segunda-feira, “está cheio de pessoas capazes de levar o Senegal ao próximo nível”.

Sall foi eleito pela primeira vez em 2012, derrotando o então presidente Abdoulaye Wade, que buscava um terceiro mandato. Sall foi reeleito em 2019 sob uma constituição revisada que limitava um presidente a dois mandatos de cinco anos – mas seus apoiadores argumentaram que Sall poderia buscar um terceiro mandato porque foi eleito sob a constituição anterior.

A especulação de que Sall poderia concorrer novamente em 2024 desencadeou protestos em todo o país no mês passado entre as forças de segurança e apoiadores do líder da oposição Ousmane Sonko, nos quais 16 pessoas foram mortas depois que Sonko foi condenado e sentenciado a dois anos de prisão por acusações de agressão sexual.

Os rumores também ameaçaram manchar a reputação do Senegal como país democrático e afetar a estabilidade política na turbulenta região da África Ocidental, que viu os líderes ignorarem os limites de mandato.

Fontes