9 morrem em confrontos no Senegal após condenação de líder da oposição

Fonte: Wikinotícias

2 de junho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nove pessoas foram mortas em confrontos no Senegal na quinta-feira, depois que protestos eclodiram após a condenação do líder da oposição Ousmane Sonko.

O ministro do Interior, Antoine Diome, disse na televisão: "Notamos com pesar a violência que levou à destruição de propriedade pública e privada e, infelizmente, a nove mortes em Dakar e Ziguinchor".

Na quinta-feira, um tribunal do Senegal absolveu Sonko das acusações de estupro, mas o condenou a dois anos de prisão por corrupção de jovens, desqualificando-o, por enquanto, de participar das eleições presidenciais do ano que vem.

Sonko, de 48 anos, líder do partido PASTEF-Patriotas, afirmou que as acusações foram politicamente motivadas desde que foram feitas pela primeira vez em 2021 e não compareceu à audiência na quinta-feira. Embora seja uma acusação menor do que estupro sob a lei senegalesa, a condenação desqualifica Sonko de concorrer.

Os advogados de Sonko disseram a repórteres fora do tribunal na quinta-feira que a condenação foi projetada para impedi-lo de concorrer contra o atual presidente Macky Sall em 2024. Não está claro se Sonko pode apelar do veredito.

Sonko tem sido um crítico do atual presidente e é amplamente visto como o oponente mais competitivo de Sall nas próximas eleições.

A Agence France Presse noticiou na quinta-feira manifestações e incêndios nas ruas da capital, Dacar.

Notícia relacionada

Fontes