Presidente do Peru propõe antecipar eleições diante de protestos

Fonte: Wikinotícias
Dina Boluarte

12 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A nova presidente do Peru, Dina Boluarte, anunciou na manhã desta segunda-feira que proporia antecipar as eleições, depois que milhares de manifestantes voltaram às ruas em diferentes cidades do país para exigir sua renúncia e marcar eleições gerais.

Em discurso televisionado, Boluarte fez uma concessão aos manifestantes e disse que proporia ao parlamento antecipar as eleições para abril de 2024. O anúncio é um afastamento drástico de suas declarações anteriores de que deveria cumprir 3 anos e meio do mandato mandato de seu antecessor.

"Interpretando da forma mais ampla a vontade dos cidadãos", disse a presidente, "resolvi tomar a iniciativa de chegar a um acordo com o Congresso da República para antecipar as eleições gerais".

Muitos dos manifestantes na atual crise política também estão exigindo a libertação de Pedro Castillo, o presidente de esquerda que foi deposto pelos legisladores na quarta-feira depois de tentar dissolver o Congresso.

Centenas de pessoas se manifestaram em Lima, onde a polícia usou gás lacrimogêneo e em sua mensagem à nação, Boluarte declarou estado de emergência em áreas da periferia de Lima, onde os protestos foram especialmente violentos.

Os protestos se intensificaram principalmente nas áreas rurais, redutos de Castillo. Os manifestantes atearam fogo a uma delegacia de polícia, vandalizaram um pequeno aeroporto usado pelas forças armadas e marcharam pelas ruas.

Um menino de 15 anos morreu devido aos ferimentos sofridos durante uma manifestação em Andahuaylas, uma remota comunidade andina, disse a deputada María Taipe Coronado durante um discurso no palácio legislativo pedindo a saída de Boluarte.

"A morte deste compatriota é responsabilidade da dona Dina por não ter apresentado sua renúncia", acusou Taipe, que pertence ao partido Peru Libre, que ajudou Castillo e Boluarte a vencer as eleições para presidente e vice-presidente no ano passado.

Taipe afirmou que as autoridades estavam usando duras táticas de repressão para repelir os manifestantes. No entanto, não se sabe neste momento como o menino foi ferido. A imprensa estatal noticiou uma segunda morte nessa mesma comunidade, mas não divulgou mais detalhes.

Anthony Gutierrez, diretor de um hospital local, disse a uma estação de rádio que a segunda vítima era um jovem de 18 anos. Pelo menos 26 pessoas ficaram feridas, segundo relatos.

Fontes