Presidente da Turquia diz que Rússia concordou em estender acordo de grãos

Fonte: Wikinotícias

15 de julho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, disse que chegou a um acordo com o presidente russo, Vladimir Putin, para estender o Acordo de Grãos do Mar Negro.

O presidente Erdoğan disse a repórteres no dia 14 que esperava que o Acordo de Grãos do Mar Negro, que expiraria no dia 17, fosse estendido por meio dos esforços das Nações Unidas (ONU) e da Turquia.

A Rússia e a Ucrânia assinaram anteriormente o Acordo de Grãos do Mar Negro em julho do ano passado, garantindo as exportações de grãos e fertilizantes através do Mar Negro.

O acordo foi prorrogado um total de três vezes até agora, e a prorrogação prevista para expirar no dia 17 ainda não foi anunciada oficialmente.

Anteriormente, o presidente Putin alertou no dia 13 que poderia suspender o acordo de grãos do Mar Negro se as exigências da Rússia não fossem atendidas.

O lado russo está exigindo a reconexão do Banco Agrícola Russo à Associação Internacional de Telecomunicações Interbancárias (SWIFT) e o fim do congelamento de contas no exterior de empresas de alimentos, fertilizantes, produção e transporte.

Fontes