Presidente da Indonésia inicia um novo mandato

Fonte: Wikinotícias
Susilo Bambang Yudhoyono.

Jacarta, Indonésia • 21 de outubro de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Susilo Bambang Yudhoyono iniciará um segundo mandato de duração de cinco anos como presidente da Indonésia. Durante sua campanha eleitoral, prometeu ampliar o crescimento econômico assim como levar a cabo uma reforma política.

Durante o juramento ontem pela manhã na Assembleia Nacional em Jacarta, jurou manter a constituição e o Corão; a Indonésia é o país de maior população muçulmana no mundo, com uma população de 234 milhões de habitantes, dos quais cerca de 85% são maometanos.


A essência do nosso programa para os próximos cinco anos é melhorar o bem-estar, reforçar a democracia e o sistema legal. Em meio à crise econômica, a Indonésia ainda pode crecer positivamente. Mas não podemos permanecer laxos, já que nossas tarefas estão longes de estarem terminadas.

—Yudhoyono

O presidente havia vencido as eleições de julho com cerca de 60% dos votos, com uma ampla margem sobre Megawati Sukarnoputri, ex-presidente e filha do também ex-presidente Sukarno, quem deu a independência à nação-arquipélago. Megawati e o ex-vicepresidente Jusuf Kalla questionaram os resultados, e alegaram que houve irregularidades na votação. Contudo, a Corte Constitucional da Indonésia declarou em agosto que as reclamações eram infundadas.

Susilo Bambang Yudhoyono deverá fazer frente aos vários desafios levantados para a nação. Além de cumprir sua promessa de levar a um crescimento econômico de 4% frente à crise econômica, também prometeu criar novos empregos, reduzir a quantidade de habitantes que vivem debaixo da linha de pobreza, assim como fomentar os investimentos. Além disso, terá a responsabilidade de gerir as tarefas de reconstrução como consequência dos recentes terremotos, combater o terrorismo, instigar reformas burocráticas e laborais, e também melhorar a infraestrutura.

Fontes