Presidente da Coreia do Sul se encontrará com Biden na Casa Branca sexta-feira

Fonte: Wikinotícias

20 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, será o segundo líder mundial a se encontrar cara a cara com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca, na sexta-feira. A visita pode ser sua última visita aos Estados Unidos como chefe de estado e a última chance de cumprir suas promessas de campanha antes do final de seu mandato.

As discussões entre os dois líderes ocorrem poucas semanas depois que o governo Biden finalizou sua revisão de um mês da política da Coreia do Norte, que sinaliza um afastamento dos governos anteriores ao buscar uma "abordagem calibrada e prática", disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki.

Esta mudança na retórica - que se afasta da paciência estratégica da era Obama enquanto se abstém de fazer negócios espalhafatosos - produziu uma "sensação de calma" enquanto Moon e Biden se preparavam para entrar em negociações, disse Jean Lee, diretor do programa da Coreia no Wilson Center em Washington.

"Quando você usa essa retórica, aquele fogo e fúria, isso dá à Coreia do Norte a justificativa para testar, e quando eles têm isso, isso significa que o arsenal fica muito mais forte", disse Lee. "A firmeza exalada consistentemente pela administração Biden é projetada para evitar esta escalada de tensões que vimos nas primeiras partes da presidência de Trump."

Moon deu as boas-vindas a esta abordagem aberta em um discurso nacionalmente televisionado marcando seu aniversário de quatro anos em 10 de maio. Emitindo uma chamada à ação para restaurar o diálogo inter-coreano, ele prometeu fazer tudo que pudesse para "reiniciar o relógio da paz."

“Eu considerarei o ano restante do meu mandato como a última oportunidade de mudar de uma paz incompleta para uma que é irreversível,” disse Moon.

Fontes