Presidente Iván Duque busca “mobilizar” governos em favor da Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

4 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente da Colômbia, Iván Duque, manteve uma conversa telefônica no sábado com seu colega ucraniano Volodymyr Zelenski, na qual - segundo um comunicado presidencial - prometeu buscar solidariedade na região com o povo ucraniano.

Em uma conversa, o líder colombiano falou de seus esforços para "mobilizar mais países latino-americanos para expressar nosso apoio e mobilizar mais ajuda humanitária" para a Ucrânia.

A Colômbia é o único país latino-americano associado à OTAN, em um contexto regional em que os governos da Venezuela e Cuba expressam abertamente o apoio ao presidente Vladimir Putin.

“O presidente Zelenskyy mostrou ao mundo sua coragem. A Ucrânia foi vítima de um ataque vil, de um ataque desproporcional, de uma violação sistemática do direito internacional humanitário”, disse o presidente Duque em discurso na região de Uribe, departamento de Meta, no centro-leste do país.

Zelenskyy, por sua vez, agradeceu à Colômbia "por sua assistência humanitária e consolidação dos países sul-americanos em apoio à Ucrânia”, disse ele em um tweet.

Fontes