Prefeito conservador de Varsóvia ganha eleição presidencial na Polônia
28 de outubro de 2005
O atual prefeito de Varsóvia, Lech Kaczynski ( pronúncia arq) do Partido Lei e Justiça (PiS) venceu a Eleição Presidencial de 2005 na Polônia.
Os resultados oficiais deram a Kaczynski 50,04% dos votos, enquanto seu rival Donald Tusk, do partido de tendência liberal Plataforma Cívica (PO) obteve 45,96%.
A campanha de Kaczynski se baseou no combate à corrupção, a proteção do sistema de benefícios sociais e a promoção dos valores tradicionais católicos da Polônia. Sua eleição confirma a tendência mostrada pelos eleitores desde as Eleições Legislativas de setembro e do primeiro turno desta eleição, ocorrida em princípios de outubro.
Durante a campanha, Kaczynski manteve um tom de confrontação com a Rússia. No entanto, ele ficou mais suave e Kaczynski mostrou-se aberto à negociação nas primeiras declarações como Presidente eleito. Ele convidou Vladimir Putin a visitar Varsóvia, como um primeiro passo para melhorar as relações entre ambos países.
Os dois partidos conservadores, o PiS e o PO, que obtiveram juntos maioria nas Eleições Legislativas de setembro, com uma pequena vantagem nas duas para o PiS, devem agora completar as negociações para formar um novo governo.
Até agora, as negociações foram difíceis, mas o PO espera obter concessões em postos importantes, especialmente em Economia e Finanças Públicas, antes de dar seu apoio a uma coligação.
Ambos partidos têm como origem comum o Movimento Solidariedade de Lech Wałęsa.
Fontes
- Polish would-be government partners bicker — Reuters, 25 de outubro de 2005
- Polonia: Alcalde conservador de Varsovia gana elección presidencial — Voice of America, 24 de outubro de 2005
- New Polish President Wants to Welcome Russia’s Putin to Warsaw [inativa] — MosNews, 25 de outubro de 2005. Página visitada em 25 de outubro de 2005
. Arquivada em 9 de janeiro de 2006